Entrar
Procurar
Últimos assuntos
Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário |
Quem está conectado?
Há 1 usuário online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 1 visitante Nenhum
O recorde de usuários online foi de 11 em Ter Jun 04, 2019 3:34 pm
Palavras-chaves
Como colocar comentários do Facebook no WordPress sem precisar de Plugins!!!
Página 1 de 1
Como colocar comentários do Facebook no WordPress sem precisar de Plugins!!!
Como colocar comentários do Facebook no WordPress sem precisar de Plugins!
Neste tutorial pretendo explicar, passo-a-passo de forma prática, como colocar os comentários do Facebook no WordPress sem precisar de Plugins. Quem usa o WordPress sabe que o uso de plugins pode deixar o seu blog ou site mais lento, pelos constantes pedidos ao banco de dados, esta solução torna-se simplesmente fantástica para quem deseja tirar o máximo partido dos comentários do Facebook no seu blog ou site em WordPress.
Este tutorial será dividido em 3 etapas, que são;
- Criar uma nova aplicação
- Criar o sistema de comentários
- Inplementar o código no Blog ou Site
1º- Criar uma nova aplicação;
Para dar-mos inicio a criação da nova aplicação vamos clicar em [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] (Têm de estar logados na vossa conta do FaceBook). Depois de abrir-mos a página clicamos em “Aplicações” na barra superior e em seguida clica-mos em “Criar uma Aplicação Nova“.
Após isto, aparecerá uma janela pop-up pedindo as informações do aplicativo, dê à ele um Nome (Lembrando que a sua conta do facebook deve ser confirmada com cartão de crédito, ou numero de Telemóvel).
Escolhi o nome “Comentários WordPress Tutorial” para esta aplicação porque servirá apenas para o tutorial, vocês podem escolher o nome que quiserem. Depois ainda temos de escolher uma Categoria para a nossa Aplicação, eu escolhi “Entretenimento” vocês podem escolher a que mais se adequa a vossa Aplicação. Depois de escolher-mos a Categoria vamos clicar em “Criar Aplicação“.
E com isto concluímos o primeiro passo e vamos passar ao segundo passo que é;
2º- Criar o sistema de comentários;
Para criar-mos o sistema de comentários vamos ter de ir para a página de plugins do Facebook, [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] (Têm de estar logados na vossa conta do FaceBook).
Este é o formulário de configuração dos comentários, coloque o Link do seu blog ou Site por baixo de “URL to comment on“(No meu caso [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] o número de comentários que deseja exibir por baixo de “Number of Posts“(No meu caso 5, para não sobrecarregar a página), a largura por baixo de “Width“(no meu caso 730px) e o Esquema de Cores Dark ou Light por baixo de “Color Scheme“(Como o tema do meu blog é claro, escolhi o sistema “Light” pois dará o contraste certo para meu site).
Feito a configuração vamos clicar em “Get Code” escolher o aplicativo criado (No meu caso “Comentários WordPress Tutorial“), o modo de implementação (Eu Escolhi o modo HTML5, pois é mais simples a alteração do tema) e depois copiar o código para o Blog ou Site.
3º- Inplementar o código no Blog ou Site;
Abra a página do editor de temas do wordpress, e abra o “header.php” ou o “footer.php“(No meu caso, escolhi o “footer.php“), procure uma boa área e coloque o primeiro código sugerido pelo facebook.
Agora vamos implementar o segundo código, editor de temas do wordpress, e abra o “single.php“, encontre a área que preferir para implementar o código e cole.
Pronto, agora já têm os comentários do facebook no vosso site ou blog. Mas existe um pequeno contratempo, da forma como o código que implementamos no “single.php” está, vai fazer com que os comentários a um artigo apareçam em todos os outros. Existe uma forma de ultrapassar esse pequeno problema, vou mostrar como.
Voltando ao “single.php” e visualizando o código que lá colocamos, vamos procurar pelo link do nosso site ou blog como mostro em baixo;
Ao lado do seu link, depois da barra “/”, coloque o seguinte código:
Este código irá puxar a ID do seu artigo automaticamente e incluirá após o seu link, fazendo assim, os comentários do facebook mudarem a cada artigo. Agora já pode fazer o teste no seu site ou blog e confirmar que os comentários do facebook estão a funcionar no seu site.
Depois teremos de inserir um código captcha como mostro na imagem a baixo;
Em seguida passaremos para uma página como esta;
E com isto concluímos o primeiro passo e vamos passar ao segundo passo que é;
2º- Criar o sistema de comentários;
Para criar-mos o sistema de comentários vamos ter de ir para a página de plugins do Facebook, [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] (Têm de estar logados na vossa conta do FaceBook).
Este é o formulário de configuração dos comentários, coloque o Link do seu blog ou Site por baixo de “URL to comment on“(No meu caso [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] o número de comentários que deseja exibir por baixo de “Number of Posts“(No meu caso 5, para não sobrecarregar a página), a largura por baixo de “Width“(no meu caso 730px) e o Esquema de Cores Dark ou Light por baixo de “Color Scheme“(Como o tema do meu blog é claro, escolhi o sistema “Light” pois dará o contraste certo para meu site).
Feito a configuração vamos clicar em “Get Code” escolher o aplicativo criado (No meu caso “Comentários WordPress Tutorial“), o modo de implementação (Eu Escolhi o modo HTML5, pois é mais simples a alteração do tema) e depois copiar o código para o Blog ou Site.
3º- Inplementar o código no Blog ou Site;
Abra a página do editor de temas do wordpress, e abra o “header.php” ou o “footer.php“(No meu caso, escolhi o “footer.php“), procure uma boa área e coloque o primeiro código sugerido pelo facebook.
Agora vamos implementar o segundo código, editor de temas do wordpress, e abra o “single.php“, encontre a área que preferir para implementar o código e cole.
Pronto, agora já têm os comentários do facebook no vosso site ou blog. Mas existe um pequeno contratempo, da forma como o código que implementamos no “single.php” está, vai fazer com que os comentários a um artigo apareçam em todos os outros. Existe uma forma de ultrapassar esse pequeno problema, vou mostrar como.
Voltando ao “single.php” e visualizando o código que lá colocamos, vamos procurar pelo link do nosso site ou blog como mostro em baixo;
- Código:
data-href=”http://www.obloggueiro.pt/
Ao lado do seu link, depois da barra “/”, coloque o seguinte código:
- Código:
?p=<?php the_ID(); ?>
Este código irá puxar a ID do seu artigo automaticamente e incluirá após o seu link, fazendo assim, os comentários do facebook mudarem a cada artigo. Agora já pode fazer o teste no seu site ou blog e confirmar que os comentários do facebook estão a funcionar no seu site.